Aniversários

sexta-feira, março 31, 2006

Consulta às 15 semanas

Mantive o mesmo peso (à custa da famosa dieta por causa da possibilidade de ter diabetes gestacionais)
O útero aumentou (eu estava com essa preocupação porque para variar a minha barriga parece que não cresce muito)
O bebé como de costume foi pestinha e tentou escapar-se. Mas lá foi apanhado e ouviu-se perfeitamente o coração
A análise da glicémia está boa, por isso vou manter a dieta mas sem cortar as coisas de forma tão radical como fiz de início

Da ecografia feitas às 12 semanas confirma-se que existe 95% de probabilidade de ser mais um rapazola e ainda por cima terrorista (vi-o a rebolar, dar coices com o rabo, coices com as duas pernas e pontapés com uma e depois outra perna). Adorei a ecografia. Estivemos a vê-lo com todo o pormenor, vimos o narizinho, contámos os dedinhos da mão, foi uma delícia... E claro o médico fez todas as medições da praxe e ele está dentro do normal.

Já ando a senti-lo desde há uma semana. Mas preciso de estar sentada, relaxada e com atenção. Mas não tenho dúvidas que é o meu malandrinho.

terça-feira, março 28, 2006

Será do Sol?

Hoje fui contagiada pela alegria dos filhotes!
Fui levá-los à escola e iam todos contentes, porque era eu a levá-los (normalmente é o pai), porque iam fazer ginástica, porque estava sol.
O Gonçalo esse corria, pulava tal era a alegria de ir para a escola brincar com os amigos e fazer ginástica. Foi sempre a correr e quando finalmente entrou na sala continuou a correr à volta.

Resultado: cheguei ao trabalho com um sorriso enorme na cara que ainda não se apagou.Assim vale sempre a pena!!

sábado, março 25, 2006

Primavera, onde estás?

A Inês tinha ontem um passeio intitulado "Olá Primavera" que teve que ser adiado por causa da chuva.
Amanhã é a festa da Inês e já estive a ver a previsão e vai ser um dia também de chuva...
Mas onde anda a Primavera?

quinta-feira, março 23, 2006

Roubar pão

Pois é... ontem roubei pão...
Como de costume fui buscar o Gonçalo à creche depois de ir buscar a Inês. A Inês vinha de rastos porque teve um passeio e estava cair de sono. Chegou à creche e foi para a casa de banho (sabe-se lá porquê ela adora a aquela casa de banho). Entretanto o Gonçalo estava “na rua” a levar uma descasca da educadora porque tinha feito uma amiga chorar... (por efeitos do bebé o Gonçalo anda muito carente e mamãzeiro e anda a dormir mal – acorda várias vezes a chamar por mim - e depois reflecte-se no comportamente na creche)
Normalmente compro pão na padaria ao lado e levo um saco de pão. Desta vez não comprei e no meio da azáfama de tirar a Inês da casa de banho, vestir casacos, ir atrás do Gonçalo que fugiu, tirar a Inês da porta do berçário (que fica sempre lá em adoração aos bebés), voltar a vestir o casaco ao Gonçalo que queria apanhar chuva, agarrei num saco e lá fomos todos.
Só quando cheguei a casa é que reparei que o saco de pão não era meu... AiAi foi uma mãe que não lanchou por minha causa... Telefonei a explicar o sucedido e congelei o pão. Hoje de manhã o pai entregou o pão no saco térmico que foi logo para o congelador.
Pedi imensa desculpa à mãe obviamente e hoje lá teve o seu lanche...
Isto está mau... é que ando muito cansada...

terça-feira, março 21, 2006

Cinco anos

Foi já há 5 anos que nasceu a minha princesa. Num dia lindo: Dia da Primavera e Dia da Árvore.

Uma semana antes chegou-se à conclusão que ela não estava a crescer como deveria. Por isso fomos rapidamente comprar roupinha mais pequena para ela não ficar a nadar.

No dia em que ela nasceu fui fazer uma ecografia logo cedinho e como a situação já se estava a agravar e o líquido amniótico estava a baixar decidiu-se provocar o parto nesse mesmo dia. Correu tudo bem e foi tudo muito rápido.

Saiu e puseram-ma em cima da minha barriga. Estava com os olhos muito abertos (enormes) a ver tudo admirada e tinha imenso cabelo. Tiraram-ma rapidamente porque ela não chorou e eu fiquei apreensiva. Mas foi tudo muito rápido e passado um bocado já chorava.
Fiquei cheia de inveja de toda a gente porque vinham dizer-me que ela era linda e eu estava para ali deitada na cama sem ela...

Quando finalmente chegou, começou logo a mamar, mas por desinformação da enfermeira tirei-a passado 5 min e a Inês ficou muito chateada e deixou de querer mamar mais. Nas vezes seguintes foi muito complicado...

Depois o meu pesadelo aconteceu logo ali: estava muita gente no quarto a conversar encluindo a pediatra, quando olho para a Inês deitada na cama e ela estava a deitar leite pelo nariz e pela boca sem conseguir respirar e sem fazer barulho nenhum. Gritei logo e a pediatra pegou nela, tentou ajudar e saiu dali a correr para a aspirar. Apareceu passado pouco tempo e estava tudo bem.

Aí começei a ter medo: medo porque aquilo podia acontecer enquanto eu estivesse a dormir ou sem estar a olhar para ela; medo porque aquilo podia acontecer quando eu estivesse sozinha e não saberia o que fazer; medo porque ela era pequenina; medo porque ela não queria mamar; medo porque não tinha instinto maternal; medo porque não sabia cuidar dela; medo de ser má mãe.

Foi tal o medo que passei uma noite péssima a levantar-me assim que ela fazia qualquer barulhinho. E na verdade foi tudo exagerado porque ela nem deu trabalho nenhum.

Gradualmente o medo irracional passou e começei a disfrutar da minha princesa. Em cada dia ela crescia mais um bocadinho, em cada dia descobria uma coisa nova, cada dia valia sempre a pena porque estava com ela.

Agora olho para ela e ela está a ficar uma menina crescida, responsável e muito querida.
Já passaram cinco anos desde que aquela menina pequenina de olhos enormes apareceu na minha vida, mudou completamente a minha prespectiva em relação a tudo, aprendi a relativizar o menos importante, aprendi a ser mãe.

Muitos, Muitos Parabéns meu amor!!

quinta-feira, março 16, 2006

Desenho da nossa família

A Inês fez mais um desenho LINDO!!!
A sua família!!! A Inês, a Mãe com um bebé na barriga (não está um bebé delicioso???), o Pai e o Gonçalo. Não está bonito o pormenor do bebé na barriga? Note-se que é uma menina de cabelo comprido.

domingo, março 12, 2006

Vou ter um Maninho ou Maninha!

Eu estava no quarto de porta encostada enquanto os dois manos brincavam no quarto da Inês. Como a "roupa de gorda" (é como chamo à minha roupa mais larga que precisei de comprar depois da Inês nascer) já estava a ficar apertada na barriga e realmente estava a parecer mais gorda e não grávida, resolvi experimentar calças de grávida para ver o resultado. Como a barriga fica mais envolvida fica realmente mais evidente o meu estado de graça.
A Inês aparecer e ficou a olhar para mim. Colocou a mãozinha na barriga e disse: "Mamã está aqui um Bebé!!" Claro que respondi que sim e ela ficou RADIANTE aos pulos a dizer: "Vou ter um maninho ou uma maninha!!" Perguntei os nomes que ela gostaria e entretanto já mudaram: Joana e José. Foi a correr contar ao Gonçalo que não deu muita importância (praticamente não se vê).
Depois disse-lhe que tinha uma coisa para ela: o livro já há algum tempo guardado (comprado ainda antes de engravidar numa feira do Livro) "Vou ter um Irmãozinho ou Irmãzinha".
A partir daí, quando ia atender o telefone dizia logo: "Sabes? A minha Mãe tem um bebé na barriga e tem um cordão!!!" (já tinha estado a explicar a história do cordão umbilical)

Fiquei tão contente com esta reacção tão boa!!!

quarta-feira, março 08, 2006

Dicas

Olá! Desculpem a minha ausência... Isto por aqui tem andado bastante atarefado...
Fiz vários posts com actualizações por isso leiam para baixo!!

Precisava da vossa ajuda para a festinha de anos da Inês!!
Preciso de ideias de jogos para fazer com os meninos. Vamos fazer num terraço na sala de condomínio e preciso de ideias para entreter a criançada durante duas a três horas...
Necessito MESMO de SUGESTÕES!!!
Beijinhos

Novas

Inês
Está uma menina cada vez mais crescida (está quase quase a fazer 5 anos). Felizmente tem passado bem e já se nota novamente um tom rosadinho na pele e´está a dar um pulo.
Continua muito interessada em aprender a ler e a escrever. Sabe escrever o nome e escreve palavras desde que eu soletre. Por exemplo: PAI (letra do Pai + letra da Ana + letra da Inês); MAE (letra da Mãe+letra da Ana + letra do elefante), etc, etc. Anda toda contente a contar. Ontem contou até 100.

Gonçalo
Apesar do Gonçalo continuar trapalhão a falar tem evoluído imenso e diz sempre frases completas. Derreto-me toda a ouvi-lo.É um rapazinho de hábitos bem fortes. Todos os dias acorda bem cedinho, vai buscar a minha fita e os meus óculos (fica muito aflito se não estão no sítio habitual), pede papa indo normalmente comigo para a cozinha para ajudar a mexer, e vai para a sala ver os “tavalos”. Os “tavalos” é o novo vício do Gonçalo: o filme Spirit (do mesmo estúdio do Schrek). Ele adora. Hoje a Inês quando acordou, foi para a sala, olhou para a televisão e disse-me quase a chorar: “Mamã, não quero ver outra vez os cavalos...”. Como ela tem razão lá se mudou para a 2.

Bebé
Vou fazer uma ecografia para a semana e mais para o final do mês irei fazer novamente análises.
Afinal a história da dieta não é tão complicada como pensei de início e só nos está a fazer bem diversificar ainda mais a alimentação.

Brincadeiras

Quando cheguei à creche o Gonçalo estava a fazer com a educadora e os outros meninos um castelo (segundo ela para aprenderem que as peças podem servir para outra coisa além de armas...). Por isso quando chegámos a casa estivemos os dois (a Inês adormeceu no caminho) a fazer um castelo com blocos e depois com peças de lego. Obviamente o castelo transformou-se rapidamente num jardim zoológico cheio de bichos.

segunda-feira, março 06, 2006

Ida ao cinema

Como o tempo não permitia passeatas fomos ao Cinema. Foi uma estreia para o Gonçalo que ainda não tinha ido. Fomos ver o Bambi 2. Correu muito bem. A Inês choramingou nalgumas cenas em que o Bambi esteve em perigo. Os dois riram muito, divertiram-se imenso e portaram-se muito bem.

A seguir, enquanto o pai e Gonçalo foram ao supermercado, a Inês esteve num atelier para pintar vacas. Pintou uma camisola com uma vaquinha toda colorida. Está liiiiinda. Estive com todo o cuidado a passar a ferro para a tinta não sair nem desbotar. Depois esteve ainda a enfeitar com outros meninos uma vaquinha de flores naturais. Ela gostou imenso das actividades. (enquanto isso o Gonçalo adormeceu)