Aniversários

quarta-feira, novembro 30, 2005

Nou é mamã!

Agora a nova do Gonçalo: Nou é Mamã! É Shana! (Não é Mamã, É Susana)
Pois é... como o Gonçalo percebeu finalmente que eu sou a Mamã dele e da Inês arranjou uma forma de eu ser outra vez dele: Sou a Shana ou Mamã Shana.

domingo, novembro 27, 2005

Decorações de Natal!

Após muita insistência dos miúdos, especialmente da Inês, começámos a fazer as decorações de Natal.
Primeiro foi montar o presépio dos miúdos – é com bonequinhos de madeira e com muitos bichos: o elefante, o dromedário, as ovelhas (não tem vaca nem burro). Primeiro a Inês pôs tooooodos os bonecos na casinha à volta do menino Jesus para “ele não ter frio”. Depois o Gonçalo com o seu espírito prático resolveu (porque não???) levar todos os seus bichos a ver o Jesus (Fanti à Jejus) – Hoje em vez de termos um jardim zoológico sobre rodas temos o jardim zoológico no presépio.
Depois foi montar a Árvore de Natal. Pendurámos os bonecos, estrelas e sinos. O problema foi pendurar as bolas. O Gonçalo acha que as bolas Natale não devem estar penduradas na árvore... Que ideia!!! Devem estar dentro da caixa para se poder andar a passear com elas.
Resultado: Já temos árvore de Natal mas SEM BOLAS!!!

Ida ao Teatro

Hoje fomos ao Teatro: fomos ver “O Príncipe Sapo” no Centro Cultural Olga de Cadaval em Sintra. Os miúdos gostaram imenso.
A Inês esteve muito participativa (era suposto os miúdos participarem) e o Gonçalo sempre muito atento. Chamava o sapo quando ele desaparecia: Pinche Shape!! E chamou pela bola (quando a Princesa Maria a deixou cair no lago)
Depois fomos lanchar travesseiros e queijadas de Sintra! Hmmmmmmm!!!

quinta-feira, novembro 24, 2005

Hora do banho... quente!!

Estávamos com problemas no esquentador e a água saia morna e nunca quente. Para haver água quente para os banhos da Inês e do Gonçalo eu precisava de aquecer água à parte. Depois brincavam um bocado e começavam a pedir para sair porque “estavam cheios de frio”.

Hoje a hora do banho foi uma maravilha: O Gonçalo começou a brincar com o chuveiro e exclamou todo contente: Água está quenti!! Pois é, finalmente temos água muito quentinha no banho!!
Que boa banhoca!! Estiveram os dois a brincar com os brinquedos, a nadar, a dar água à Nonô e quando chegou a hora de sair do banho não houve choros por causa do frio.

A Inês, como de costume, quis ser a primeira a sair do banho. Depois foi a vez do Gonçalo que disse, também como é habitual, adeus ao banho: Adeus Água, Adeus banho, Adeus brinquedos, .....

terça-feira, novembro 22, 2005

Brincadeiras e Vícios

O Gonçalo anda a correr pela casa a empurrar o carrinho de compras da Inês. Para variar não tem compras... também não está cheio de bolas mas sim de bichos!
Corre pela casa e depois dispõe os bichos (sempre com acompanhamento sinfónico): o Fanti (elefante) e o Fanti bebé; o Chigue (Tigre) e o chigue bebé; o Cão; a vaca; o boi; a Ichaca apido (girafa de pescoço comprido); o avalo (cavalo) e o avalo bebé; o alu (canguru); o panda; a avelha (ovelha); a foca. Temos um verdadeiro Jardim Zoológico sobre rodas!!!

Agora cá em casa terminou de vez o reinado da Inês nas escolhas televisivas. A Inês quer ver a Barbie por exemplo e logo o Gonçalo: Barbie Não!! Ruca Amidos!! Pois é... agora o Gonçalo está viciado no Ruca... o que ele mais gosta é o DVD do “Ruca e os seus Amigos”.
Ainda há bem pouco tempo quando via televisão só queria ver o Tarzan, depois foi o Tarzan II e agora é o Ruca.

segunda-feira, novembro 21, 2005

Um susto...

O Gonçalo estava a brincar com uma bolinha pequena. Ele adora brincar com bolas (é todo rapagão) e delicia-se com as mais pequenas. Estava todo entretido numa brincadeira muito gira de enfiar a bola pelo cabo da vassoura de brincar que é oco e depois deixá-la rolar para fora. Muito divertido....
Por alguma razão que não percebi, resolveu colocá-la dentro do nariz. Ele ficou muito aflito a chamar e a Inês também gritou assustada. Eu também fiquei em pânico porque não percebi logo o que se tinha passado e chamei o pai. Quando vimos o que era empurrei por fora do nariz e saiu logo... Não aconteceu nada, foi tudo muito rápido mas ainda estou assustada...

domingo, novembro 20, 2005

Ida ao Ballet

Hoje fomos ver o Ballet do Lago dos Cisnes no Coliseu dos Recreios. A Inês estava muito entusiasmada com o ballet.
Se calhar estava entusiasmada de mais... durante uma parte do ballet houve dois espectáculos: um no palco e outro no lugar ao meu lado. A Inês dava voltinhas em bicos dos pés, com a Barbie bem alto "para poder ver" e até dançou dança do ventre: foi bem variado.

Como não podia deixar de ser quando chegámos a casa a Inês já dormia.

sábado, novembro 19, 2005

ADORO...

Adoro ver a relação entre a Inês e o Gonçalo sempre a crescer.
Adoro ver alegria que demonstram quando se reencontram ao fim do dia.
Adoro ouvir a Inês a ficar contente e a elogiar o irmão pelos progressos que faz (já fala mais, chega a sítios que há bem pouco tempo não chegava).

Hoje, depois de sairmos do carro, foram os dois de mão dada até ao elevador e quando lá chegaram o Gonçalo carregou no botão (nem acredito que ele já lá chega). A Inês ficou toda contente por ele já ser tão grande e disse que assim já podia ir para a sala dela. Depois deram um abraço muito apertado e muito muito meiguinho. Isto faz tudo valer a pena...

quinta-feira, novembro 17, 2005

Mamã CRESCI!!!!

Hoje a Inês acordou e veio ter comigo toda contente para dizer: “Mamã, Cresci!!! Vou ficar tão grande como tu, já já”
Isto aconteceu porque ontem vestiu um pijama do ano passado que já está curto, mas não reparou nessa altura. Quando acordou e percebeu que estava curto chegou à conclusão óbvia: cresceu durante a noite, claro!!

Mas a verdade é que está mesmo a crescer a olhos vistos, em todos os aspectos...

quarta-feira, novembro 16, 2005

Puzzles e Telefonemas

Os meus dois filhotes ADORAM fazer puzzles. E eu fico muito contente por isso!

Há bocado a Inês quis fazer todos os que tem cá em casa “para mostrar à Avó que já muiiito crescida”. Então lá foi ela fazendo os que tem: 16, 24 e 36 peças. Agora tenho que arranjar outros com mais peças para aumentar a dificuldade.

Entretanto o telefone tocou e a Inês começou a falar com a tia C. A Tia C. disse que estava a ver um filme da Barbie com a S. Logo a Inês: “Também tenho!! Também vou ver!!” Largou o telefone num canto e começou à procura do filme. Depois tive que eu andar à procura do telefone porque a menina não se lembrava onde o tinha largado...
Ai esta cabeça de vento...

segunda-feira, novembro 14, 2005

Ouvidos e Médicos

A Inês estava a queixar-se de dor num dos ouvidos. Disse que estava cheia de dores e que não podia ir à escola no dia seguinte.

Depois de eu telefonar, a Inês ficou toda entusiasmada com a ideia de ser vista por um médico. Foi logo buscar o seu estojo de médica e andou a ver os ouvidos de toda a gente e a fazer diagnósticos.
Afinal não está assim tão mal!!

sábado, novembro 12, 2005

Minha Mãe?

Para variar acordaram às 6 da manhã... Eu ainda estava com sono e tentei convencer os meus despertadorzinhos a dormirem "só mais um bocadinho". Como queriam os dois estar com a mamã, fomos todos juntos para a cama. Mas gerou-se uma grande discussão. O Gonçalo a dizer à Inês que ela não me podia fazer festinhas porque "É a minha Mamã". A Inês e eu explicámos que eu sou a mamã da Inês e do Gonçalo mas ele continuava muito ciumento a dizer que eu era só Mamã dele.
Será que os segundos filhos são mais ciumentos? Ou é mesmo aquela relação mãe-filho especial?

sexta-feira, novembro 11, 2005

Brincadeiras Tradicionais

Agora andamos os três divertidos a jogar ao jogo do lenço. Eles adoram!!! É risota pegada lá em casa.
Outra brincadeira que é sucesso garantido é o Jogo das cadeiras.

Mas o que é mesmo mesmo bom são esses momentos em que brincamos todos juntos...

quarta-feira, novembro 09, 2005

Sestas e Pesos pesados

A Inês anda com o problema de não ter "pedalada" para aguentar um dia de escola sem dormir a sesta. Deixou de ter sesta este ano e eu achava que não havia problema porque em casa nunca dorme "porque já é grande".
Ontem foi lindo: já era noite quando cheguei a casa, a Inês dormia e o Gonçalo que também estava cansado queria ir ao colo. Tirei o Gonçalo do carro e peguei na Inês ao colo. Mas depois como pegar no Gonçalo ao colo? Tentei baixar-me para apanhar o Gonçalo mas as pernas cederam... não tive força para levantar os dois. Felizmente estava na proximidade uma vizinha simpática que pegou no Gonçalo ao colo (que começou a gritar ADA! ADA (larga, larga)) e mo deu. Assim lá fui eu com os meus dois lindos ao colo depois de agradecer a preciosa ajuda.

Acho que a idade já não perdoa... ou será que estão os dois muiiiito mais pesados??? É que eu há bem pouco tempo conseguia levantar os dois...

sábado, novembro 05, 2005

Ida ao médico

O meu filhote foi ao médico. Era consulta de rotina mas foi bom porque assim foi visto doentinho. É mesmo uma gastroentrite e tem que continuar com a dieta habitual (que ele detesta... a única coisa que se aproveita é o chá que felizmente gosta).
De resto está tudo bem em termos de desenvolvimento. Está no percentil 95 em altura mas no peso está no 50 (mas ele nestes dias emagreceu bastante)

quinta-feira, novembro 03, 2005

Filhote doente

Hoje o Gonçalo acordou doentinho... fazia pena porque estava muito prostradinho...
Fiquei com ele em casa e, apesar de tudo, ainda deu para brincar um bocadinho, a fazer a "torre mais alta do mundo" e um jardim-zoológico para os bichos com lego e com o comboio.
Depois na hora da sesta não conseguia adormecer apesar de estar cheeeeeio de soninho...

A Inês, acordou toda contente para a escola para ir ter um dia em cheio para a música. Foram fazer um atelier na Gulbenkian - "Viagem ao Mundo do Som".
Mas ficou com pena do mano quando viu que estava doentinho...

quarta-feira, novembro 02, 2005

O início

Aqui pretendo manter as crónicas do dia-a-dia com os meus dois filhotes lindos.